quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Programa Bolsa Família certifica concluintes de cursos profissionalizantes


Sorrisos estavam estampados nos rostos dos 200 beneficiários do Programa Bolsa Família que participaram, na tarde dessa terça-feira, 20, da solenidade de entrega de certificados dos cursos profissionalizantes. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Tecnologia da Bahia/IFBA.

Durante todo o ano, a Prefeitura Municipal, em parceria com instituições não governamentais, ofereceu vários cursos, entre eles, costura corte  básico e avançado, culinária, manicure, artesanato em bolsas, recepcionista, cabeleireiro e segurança eletrônica.


Para o coordenador municipal do Programa Bolsa Família, Dernival Araújo, os cursos, ligados ao Núcleo de Inclusão Produtiva, são muito importantes para a geração de renda. “Este é um programa complementar que visa a capacitar os beneficiários do Programa Bolsa Família, a fim de que eles consigam autonomia financeira e não precisem mais do benefício”. A coordenadora do Núcleo de Inclusão Produtiva, Carla Santana, completou: “Estou feliz, porque muitas pessoas que foram convidadas para receber o certificado não puderam vir porque já estão trabalhando".

Representando o prefeito Guilherme Menezes, o chefe de gabinete, Márcio Higino, lembrou, em sua fala, que os cursos profissionalizantes vão criar novos caminhos para os concluintes. “Por meio desses cursos, vocês vão dar um novo rumo profissional e pessoal em suas vidas, com novas oportunidades de crescer profissionalmente e ganhar com dignidade o dinheiro, fruto do trabalho de vocês”.

Os professores e alunos destacaram os pontos positivos na iniciativa da Administração Municipal. Segundo a professora de corte e costura, Altair Soares Lima, “o trabalho foi muito proveitoso, e os alunos ficaram ansiosos por aprender coisas novas”. Segundo a professora Eleide Aparecida Teixeira, com o curso de culinária, muitas das alunas já estão fazendo salgados por encomenda. 

A concluinte do curso de corte e costura, Ilsadora Lopes Santos, destacou o conhecimento, compromisso e incentivo oferecidos: “Eu e minha filha nos empolgamos. Minha filha me ajudou e compramos até uma máquina. Estou fazendo minhas próprias roupas”. E Carla Fabiana de Jesus também está colocando em prática os conhecimentos adquiridos: “Estou costurando as minhas próprias roupas. Vejo um modelo e vou fazendo o passo a passo para não esquecer”.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Núcleo de Inclusão Produtiva, pretende oferecer novos cursos no próximo ano e assim ampliar o número de beneficiários do Bolsa Família.
Fotos: Arthur Garcia/Secom PMVC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário