terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Creas Pop Criança e Adolescente: serviço implantado pela Prefeitura é pioneiro no país

“Eu quero sair da rua”, este foi o pedido de duas adolescentes a três autoridades de Vitória da Conquista há alguns meses atrás. E este caminho começou a ser construído nessa segunda-feira, 19, com a entrega do Centro de Referência Especializado de Assistência Social à População em Situação de Rua/Creas Pop Criança e Adolescente. A solenidade contou com a participação  de autoridades locais e das meninas em situação de rua.

“Vocês têm que confiar em si mesmas. Conheci crianças que viviam na rua e hoje são educadores do Conquista Criança”, disse o prefeito  Guilherme Menezes dirigindo-se às crianças e adolescentes presentes no evento.

“Esta soma que temos aqui em nossa cidade nos dá muita alegria. Temos muita possibilidade se nós nos somarmos”, finalizou o prefeito, enfatizando a presença dos representantes da Vara da Infância e da Juventude, da Polícia Militar e das organizações não governamentais.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, agradeceu a primazia que o Governo Municipal dá à criança e ao adolescente. “Há quatro meses atrás discutimos o que precisávamos para fechar a rede socioassistencial do município e apresentamos à Administração a necessidade do Creas para este público e prontamente ela nos atendeu”, contou a secretária.

Segundo o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Juvino Brito, vir a eventos da Administração Municipal é para ele uma alegria: “Quero parabenizá-la. Gosto de saber que tem um governo empenhado em cumprir seus deveres. Vitória da Conquista é uma raridade”. O juiz ressaltou sua satisfação em presenciar a instalação de mais um Creas. “Sei que teremos bons frutos em breve”, finalizou Dr. Juvino Brito, um dos abordados por essas meninas no centro da cidade pedindo, ao invés de esmola, uma chance para transformar vidas.

Outra autoridade impactada pela solicitação das adolescentes foi o promotor da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho. “Sonhando é que a gente conquista. A entrega deste serviço mostra que os sonhos são, sim, realidades”, declarou o promotor, enfatizando o desejo das adolescentes em situação de rua. “Estou feliz por participar da entrega desta obra. Parabenizo a todos que estão fazendo ela acontecer. O efeito de um trabalho desse ao longo do tempo não tem preço”, concluiu.

O vereador Joel Fernandes lembrou que o social é feito por todos. “Mas o governo tem se preocupado muito em cuidar de crianças e adolescentes, espero que ele siga implantado políticas públicas para essa população”, comentou.

Segundo a coordenadora de Proteção Especial, Kátia Freitas, o serviço, pioneiro no país, oferecerá atendimento psicossocial e oficinas profissionalizantes a meninos e meninas que vivem pelas ruas da cidade. "Para isso, o centro conta com uma equipe formada por psicólogo; assistente social e educadores, divididos entre os que realizam a abordagem nas ruas e os que ministram os cursos", informou.
Fotos: Arthur Garcia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário