Depois de quatro dias de aprendizagem e integração, chegou ao fim na manhã desta sexta-feira, 20, a capacitação intitulada “Socialização Organizacional e Qualificação do Atendimento e Desempenho Individual das Funções na Proteção Social Especial”. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Semdes, e contou com a participação de profissionais de diversos serviços da assistência social do município.
Ao longo da capacitação, foram abordados temas que vão contribuir para aperfeiçoar ainda mais o serviço que é prestado à população, a exemplo da palestra “Primeiros Socorros – atendimento humanizado”. A iniciativa, cujo propósito era fortalecer a rede socioassistencial de Vitória da Conquista, agradou os participantes: “A capacitação é fundamental. Afinal de contas, nós, funcionários públicos, prestamos um serviço e é importante o tratamento com o público. A população merece um bom serviço prestado pela Administração Municipal.” Carlos Pereira, coordenador do Programa Novo Olhar.
“Enquanto equipe interdisciplinar, nós trabalhamos com vários profissionais de diversas áreas – psicólogos, assistente social, advogado, coordenador, educadores sociais – que atendem pessoas vítimas de violência. E, por isso, precisamos estar sempre em capacitação. A capacitação continuada é fundamental pro nosso trabalho, pois nos instrumentaliza pra oferecer um melhor atendimento ao nosso público – que é o nosso dever, dentro de um processo técnico e ético.” Cássia Eugênia Reis, coordenadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social/Creas Rural.
“É de grande importância a gente realizar essa capacitação nesse momento, onde todos serviços e programas trabalham juntos. Porque não trabalha mais de forma individual, nós trabalhamos em nível de rede. E, principalmente, o nosso serviço depende de uma rede por conta dos encaminhamentos que a gente faz. Então, esse relacionamento, esse encontro nesse momento são de suma importância para otimização do nosso serviço.” Angélica Evani Andrade, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos/CRAV.
“É muito importante trabalharmos uma capacitação como essa com esse público, que é um público muito dinâmico, e a gente tem que estar acompanhando essas mudanças. O social é uma área muito importante, então essa capacitação para o profissional é de suma importância, com destaque para a questão do autoconhecimento do próprio profissional e das relações que a gente deve ter um com o outro e também os primeiros socorros. Foi muito importante mesmo.” Rosilene Oliveira, educadora social da Unidade de Acolhimento.
“É extremamente importante pra gente saber mais sobre a rede e para um trabalho mais humanizado, por mais que a gente trabalhe com o social”. Elaine Dias, psicóloga do Centro de Referência Especializada da Assistência Social/Creas Central.
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