Com objetivo de tirar dúvidas das equipes de saúde que atendem nas unidades do município que possuem Programa de Agentes Comunitários de Saúde/PACS e Programa de Saúde da Família/PSF, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Nutricional, e a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Programa Bolsa Família, estão realizando neste mês de abril reuniões em todas as unidades para falar sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família, principalmente no que se refere à Chamada Nutricional.
Para receber o benefício Bolsa Família, as 28 mil famílias cadastradas em Vitória da Conquista devem atender algumas exigências, chamadas de condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência social. Na saúde, por exemplo, é feito o acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos; pré-natal das gestantes e acompanhamento de mulheres na faixa etária de 14 a 44 anos de idade.
Um levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em 2011, apontou que o índice de acompanhamento das condicionalidades de saúde das pessoas que recebem o benefício chega a 98% em Conquista - muito acima da média nacional. Com esse percentual, Vitória da Conquista é terceira cidade em cumprimento com a exigência nacional.
No momento, as unidades de saúde estão se preparando para I Chamada Nutricional do ano, que deve acontecer até o final do mês de maio. “Os pais devem estar atentos ao comunicado do agente de saúde de sua área, que deve informar a data e a hora da chamada na unidade de saúde de referência”, explica a coordenadora da Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge.
Fonte:
http://www.pmvc.com.br/v1/noticia/9331/Prefeitura-realiza-primeira-Chamada-Nutricional-do-ano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário