quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Presidente e Vice-Presidente do CMAS comparecem na inauguração da Brinquedoteca Tia Simone


O presidente Jaimilton Fernandes e a vice-presidente Tálita Lessa, do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista, Bahia, representaram a instituição na inauguração da Brinquedoteca Tia Simone, da Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na última sexta-feira, dia 30, no final da tarde.

Sendo a Pastoral espaço para a garantia de direitos das crianças e adolescentes,foi apresentado o Projeto Brincando, contando e criando  como uma alternativa de desenvolvimento de valores e resiliência, além de lazer e conhecimento com o intenção clara de oportunizar novos caminhos para a construção  de uma convivência familiar e comunitária para as crianças e os e adolescentes atendidas pela Pastoral, que vão participar e aprender pelo brincar pela contação de história e pela arte (pintura) valores e direitos.

A brinquedoteca é um espaço constituído por vários estímulos que servem como ferramentas, ajudando as crianças a desenvolverem suas potencialidades. Espaço onde a brincadeira acontece de forma livre, dando à criança, autonomia e a possibilidade de expressar suas vivências.

A Brinquedoteca Tia Simone, vai ainda além. Por meio de  fantasias e teatro de fantoches, serão apresentadas histórias com o objetivo de desenvolver a resiliência das crianças e também de atender  as demandas que surgirem a partir do que for expressado por elas, por meio das brincadeiras.  Algumas das histórias já escolhidas são de autores contemporâneos como: Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Giselda Laporta e também autores clássicos como: Charles Perrault, Irmãos Grimm e Andersen. Cada uma será contada com um objetivo específico. Eu Tropeço e Não Desisto – Giselda Laporta, por exemplo, foi escolhida para trabalhar o enfrentamento de perdas.

A Briquedoteca teve início a partir de um trabalho de estágio de Psicológica do Juvêncio Terra, sob responsabilidade da coordenadora do Labrindh, a Psicóloga Sabrina, que motivou-nos com um trabalho belíssimo, mesmo quando não tínhamos  um espaço estruturado.

Reconhecendo todo amor e dedicação que a nossa inesquecível Tia Simone, teve para com as crianças da Pastoral, a brinquedoteca recebeu seu nome, como uma homenagem e uma demonstração de que a semente lançada por ela, será cultivada e brotada neste espaço mágico.

O Projeto da Brinquedoteca é financiado  com recursos do Fundo de Direitos de Crianças e Adolescentes, que o Banco do Brasil disponibiliza às entidades que atuam nessa área e que contam com o trabalho voluntário de seus funcionários da ativa ou aposentados. É uma  iniciativa alinhada às Diretrizes de Atuação Sociambiental do BB e ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do Governo Federal, e viabilizada por meio de recursos originados na renúncia fiscal do Imposto de Renda da pessoa Jurídica.

"Essa parceria só é possível por termos na Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças voluntários  do Banco do Brasil Gilmar Pereira Lima, Cresio Prates Brito", afirma Maria Aparecida Bitencorte, membro da Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário