sexta-feira, 16 de março de 2012

Pronatec promove aula inaugural

O programa oferece vários cursos profissionalizantes


Ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica à população jovem e adulta por meio de uma série de projetos e ações de assistência técnica e financeira. É com esse objetivo que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/ Pronatec, do Governo Federal, tem atuado com o propósito maior de transformar a realidade de milhares de pessoas por meio da oferta de cursos de qualificação que impulsionam a inserção ao mercado de trabalho.

Com o objetivo de apresentar a operacionalização do programa aos alunos de Vitória da Conquista, inscritos nos cursos de manicure e recepcionista em meio de hospedagem, que começarão na próxima segunda-feira, 19, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Senac e o Núcleo de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social/Semdes promoveram na manhã desta sexta-feira, 16,uma aula inaugural.

Cerca de 40 alunos participaram da apresentação. Durante a aula, eles conheceram todo o funcionamento do Pronatec e puderam tirar todas as dúvidas com relação às aulas, horários, locais e a ajuda de custo. Também receberam o material da disciplina Relações Socioprofissionais, que será ministrada no início das aulas na semana que vem.

Cada curso tem carga horária total de 200 horas. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com quatro horas de duração ao dia. “É uma grande oportunidade para a gente conseguir um emprego a partir do conhecimento da parte técnica que o curso oferece. Por isso, estou com muita expectativa de quando terminar ter a oportunidade de trabalhar logo”, contou a repositora e aluna matriculada no Pronatec, Lúcia Bethânia Lopes.

O desenvolvimento do P
rograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em Vitória da Conquista ocorre em parceria com o Governo Municipal. De acordo com a assistente de gerência do Senac, Iracilma Oliveira, essa participação do Governo Municipal é fundamental. “A Prefeitura tem apoiado muito com a divulgação dos cursos do programa e no cadastramento e pré-matrícula dos alunos”, certificou. A parceria também acontece com a concessão de um espaço na Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR para a realização do curso de manicure. 

O Pronatec atende pessoas de baixa renda beneficiárias de programas como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e usuários do Centro de Referência de Assistência Social/Cras. “O Pronatec veio para a Prefeitura de Vitória da Conquista através da Secretaria de Desenvolvimento Social justamente para apoiar as pessoas que participam desses programas. Por isso, o Núcleo de Inclusão Produtiva atua fazendo a intermediação entre esse público e as unidades demandantes que são o Senac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Senai e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Ifba”, informou a coordenadora do Núcleo de Inclusão produtiva, Carla Santana.


Fonte: http://www.pmvc.ba.gov.br/v1/noticia/9080/Pronatec-promove-aula-inaugural.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário