terça-feira, 27 de março de 2012

Conselho Municipal de Saúde tem novo presidente

Aconteceu nessa segunda-feira, 26 de março, a primeira reunião extraordinária de 2012 do Conselho Municipal de Saúde/CMS, que teve como pauta única a discussão sobre a recomendação do Ministério Público Estadual/MPE quanto à indicação de membro para o Conselho Curador da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista/FSVC. Na oportunidade, o padre Edilberto Amorim, representante das entidades religiosas, atual presidente do conselho, leu sua carta de renúncia à cadeira de conselheiro usuário.

Edilberto foi o primeiro representante de usuários a presidir o CMS, que até 2010 tinha como presidente nato o secretário Municipal de Saúde. À frente do conselho durante um ano e três meses, em sua despedida, padre Edilbeto falou de seu envolvimento com as questões sociais em Vitória da Conquista. “Sempre estive envolvido com as questões sociais, pois nasci dentro de um lar, em que meu pai tinha visão socialista. Deixo o conselho de coração apertado, porque sou um defensor das questões da saúde, desse plano nacional que é o Sistema Único de Saúde/SUS”.

Em conformidade com o regimento interno do CMS, tomou posse o atual vice-presidente, professor da Universidade Federal da Bahia/Ufba, José Andrade Louzado, que representa as entidades de ensino público superior.

Louzado, em seu primeiro pronunciamento como presidente, falou sobre a gestão do ex-presidente. “Espero em Deus conduzir este conselho tão bem quanto o padre Edilberto; vou tentar ser tão democrático quanto ele”.

Após discussão da pauta ficou esclarecido que a recomendação do Ministério Público era o mesmo entendimento do Conselho, já que o estatuto FSVC veda a participação de membro do CMS no Conselho Curador. Foi deliberado pelos conselheiros presentes à realização de uma reunião com o MP para apresentação da resolução do Conselho que decidiu pela mediação de audiências públicas para eleição de cinco membros para o Conselho Curador da FSVC, sendo três membros representantes de entidades civis organizadas, um de representantes de usuários e um de representantes dos profissionais de saúde.


Conselho Municipal de Saúde - Com reuniões mensais, que acontecem na segunda quarta-feira de cada mês, o CMS de Vitória da Conquista é um órgão permanente e deliberativo, com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive, nos aspectos econômicos e financeiros. O CMS atualmente é composto por 24 titulares e 24 suplentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário