quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MDS implanta sistema para registro mensal de atendimentos de assistência social

Novo aplicativo permite monitorar com maior frequência os serviços prestados nos 10 mil Centros de Referência (Cras) e Centros Especializados (Creas) em todo o país. Os dados referentes a janeiro podem ser lançados no sistema até o fim de fevereiro

Brasília, 2 – A partir desta quinta-feira (2), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lança o Sistema de Registro Mensal de Atendimentos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). O novo modelo permitirá que os gestores cadastrem dados sobre o atendimento prestado à população.

Técnicos e gestores dos cerca de 10 mil Cras e Creas deverão registrar mensalmente seus dados de atendimento diretamente do sistema. Essas informações, incluídas sempre no mês subsequente, servirão de síntese do trabalho desenvolvido pelas equipes a cada mês. Ou seja, a gestão municipal tem até o fim de fevereiro para lançar no sistema as informações de janeiro.

“Por meio do novo aplicativo eletrônico, será possível ordenar um conjunto de informações a respeito dos atendimentos prestados pelas unidades socioassistenciais, como quantidade e tipo de atendimento e as características das famílias atendidas”, explicou o coordenador-geral de Serviços e Vigilância Socioassistencial, Luís Otávio Farias.

Segundo ele, sistematizar esses dados foi um compromisso assumido pelos gestores estaduais, municipais e federais a partir da Resolução 04/2011 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Trata-se de ação extremamente importante e que contribuirá para a efetiva implantação da vigilância socioassistencial no Sistema Único de Assistência Social (Suas), disse.

Segundo Farias, até o ano passado as informações sobre atendimento eram coletadas anualmente, por meio do Censo Suas. “Agora, com o registro mensal, a expectativa é que tenhamos melhor qualidade das informações e que possamos observar fenômenos sociais sazonais.”

Eficácia – Graças ao novo sistema, situações como trabalho infantil ou exploração sexual de crianças e adolescentes, que ocorrem com maior frequência em determinados períodos do ano, poderão ser enfrentadas com maior eficácia. “Conhecer melhor a incidência desses fenômenos nos permitirá traçar ações mais adequadas à prevenção e ao enfrentamento dessas situações.”

No caso dos Cras, será possível obter informações sobre os beneficiários do Bolsa Família acompanhados pelo Programa de Atendimento Integral à Família (Paif). No dos Creas, sobre o o tipo e o volume das situações de violação de direitos atendidas pela unidade (trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência contra idosos etc). E sobre jovens que cumprem medidas socioeducativas e estão sendo acompanhados.

Para melhor orientar técnicos e gestores sobre o armazenamento dos dados, o ministério disponibilizou em seu portal, em novembro passado, dois manuais de instruções no endereçowww.mds.gov.br/assistenciasocial/vigilancia/registros-de-atendimentos-resolucao-04-2011.

A senha para acessar o novo sistema é a mesma que dá acesso a outros da área, como o Censo Suas, e o endereço, www.mds.gov.br/assistenciasocial/vigilancia .

Ascom/MDS
3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário