quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Curso de preparação para fiscalização de políticas públicas acontece em Vitória da Conquista

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, Vitória da Conquista recebeu o Curso de Capacitação de Agentes Públicos Municipais e conselheiros de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família. O curso é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social/MDS e tem como principal objetivo preparar os conselheiros para as funções de controle e fiscalização das políticas de assistência social e do Programa Bolsa Família. 

De acordo com o técnico do MDS, Marcílio Marquesini, no ano passado, o ministério promoveu o curso de capacitação para conselheiros federais e estaduais e, neste ano, está concluindo a fase de capacitação dos conselheiros municipais. Os cursos ocorrem no país inteiro, e a meta é atingir 21 mil conselheiros. “Os conselheiros municipais estão sendo capacitados especificamente para a atuação nas políticas públicas de assistência social. O MDS tem claro que a capacitação para os conselheiros fortalece o controle social nos municípios e também consolida a construção do Sistema Único Assistência Social/SUAS”, afirmou.

Em Vitória da Conquista, participaram do curso cerca de 73 conselheiros de 23 municípios da região. O gerente de apoio comunitário, Jaimilton Fernandes,  destacou a atuação do município: ”Tem sido muito proveitoso, porque a sociedade civil é muito bem representada hoje, principalmente em Vitória da Conquista, que tem uma participação muito efetiva da comunidade. E os membros do Governo vêm aprendendo a ter esse diálogo maior, para que políticas de assistência social sejam efetivadas no município”, afirmou.

Uma das ministrantes do evento, Luana Vianadestacou os assuntos que são abordados no curso: “Nós temos três módulos para serem contemplados. No primeiro módulo é tratado sobre a redemocratização do país e o projeto de participação social. No segundo módulo, a gente fala sobre a gestão da política de assistência social e do Programa Bolsa Família. E no terceiro módulo, nós discutimos sobre os desafios da integração dos órgãos de Controle Social, porque a política de assistência não se faz sozinha”.

O curso agradou aos participantes. Para o presidente do Conselho de Assistência Social de Vitória da Conquista, Luis Fernando,  o curso “é fundamental, porque, apartir desta capacitação, nós estaremos com mais condições de  fazermos um trabalho mais eficaz na sociedade, de fazermos com que o conselho atue de forma mais efetiva dentro do papel que ele tem que exercer”. A conselheira do município de Antônio Cardoso, Mirian Almeida, enfatizou que o curso é um momento ímpar para os conselheiros. “É uma capacitação muito rica, traz elementos novos, atualizações nos dados que nós já temos. Muita gente, assim como eu, está entrando agora nas gestões dos conselhos. Então, é uma capacitação que vai nos dar condições de realizar o trabalho como deve ser feito”.


Fotos: Giselli Moreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário