quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vitória da Conquista é beneficiada com doação de 125 toneladas de leite


A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou na tarde de terça-feira, 17, a entrega de 125 toneladas de leite para distribuir para crianças de 2 a 7 anos matriculadas nas creches do município.

A doação foi realizada para 21 creches e faz parte da estratégia dos governos Federal e Estadual no enfrentamento da situação da seca. Essa ação favorece os municípios que estejam em situação de emergência, decretada por conta da estiagem, e mantém o Programa Leite Fome Zero, que distribui diariamente 2.658 litros de leite nas creches da cidade.

Para a coordenadora municipal da Proteção Social Especial, Kátia Silene, a doação vai fortalecer  a política do município no enfrentamento da insegurança alimentar. “Essa doação vai nos ajudar a garantir o alimento para centenas de crianças em nosso município”, afirma Kátia.

A gerente de Segurança alimentar, Ana Rosa, destacou que a ação vai continuar a favorecer as crianças de 2 a 7 anos que já eram atendidas pelo Programa Leite Fome Zero. “Essa doação chegou em boa hora e vai possibilitar a continuidade de uma das ações da política do município, que é distribuição de leite para as crianças matriculadas  nas creches” disse Ana Rosa.
Para a integrante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Lidiane dos Santos, a preocupação com os agentes da agricultura familiar é a grande inovação do programa. “Essa demanda da segurança alimentar é uma pauta nacional, sobretudo no que se diz respeito à vulnerabilidade social. Quando cheguei aqui, observei logo a logomarca do leite de caixinha de um movimento social; achei muito interessante a ideia de deixar de comprar dos grandes latifundiários para adquirir o produtor do pequeno agricultor familiar”, afirmou.

O Programa Leite Fome Zero tem o objetivo de diminuir a vulnerabilidade e insegurança alimentar de crianças de 2 a 7 anos, pertencentes a famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. O programa visa ainda fortalecer a cadeia produtiva do leite, por meio da geração de renda ao produtor familiar, que fornece o produto para o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário