domingo, 30 de dezembro de 2012

O controle social na política de assistência


A política de assistência social, parte integrante da seguridade social foi regulamentada pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e vem se constituindo como um direito à proteção social não contributiva. Um direito, ou seja, não estamos mais na antiga concepção de benevolência, favor ou caridade para com os pobres em nosso país. Falar de política pública, exercida direta ou indiretamente pelos agentes sociais, e não falar em seu controle é um equívoco que deve ser superado. O controle social é a participação da população na gestão pública, um exercício de democracia permanente, permitindo que toda a sociedade participe da execução das ações governamentais, desde sua elaboração até seu monitoramento e avaliação. 

Os instrumentos para esta participação estão voltados às ações dos conselhos de políticas públicas. Seja através das conferências, que no caso da assistência social acontecem ordinariamente a cada dois anos ou extraordinariamente quando for necessário, são espaços onde se reúnem governo e sociedade civil para avaliar e planejar a política de assistência social, quando suas deliberações têm força de lei; seja pelas audiências públicas, com participação de setores relevantes como o executivo, o legislativo e o ministério público quando são motivados por temas importantes e a busca de soluções para a área; ou ainda uma ação popular, quando qualquer cidadão pode invoca-la, através do poder judiciário, para exercer a fiscalização direta do poder público.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Resoluções Publicas do CMAS nºs 048, 049, 050, 051, 052 e 053/2012

Foram publicadas no Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista, Bahia - Caderno 3, Ano VI, Edição 787, páginas de 77 até 86 - as Resoluções do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), aprovadas em reunião ordinária do seu plenário, ocorrida no dia 12 de Dezembro de 2012, conforme descrição abaixo:

Resolução CMAS nº 048/2012 - Delibera sobre o requerimento de Inscrição da Entidade UNIÃO DE MULHERES DE VITÓRIA DA CONQUISTA - CRECHE DINAELZA COQUEIRO, CNPJ nº 13.245.105/0001-52, Município de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.

Resolução CMAS nº 049/2012 - Delibera sobre o requerimento de Inscrição da Entidade ASBEAS – LAR SANTA CATARINA DE SENA, CNPJ nº 15.156.557/0007-89, Município de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.

Resolução CMAS nº 050/2012 - Delibera sobre a proposta de remanejamento de recursos públicos vinculados ao Plano de Trabalho do Convênio Nº 0034/2011, formalizado entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vitória da Conquista e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Município de Vitória da Conquista, Bahia.

Resolução CMAS nº 051/2012 - Delibera sobre a proposta de reprogramação dos recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), para aplicação de questionários do referido benefício que deveria ser aplicado no exercício de 2010, a ser executado no exercício de 2013.

Resolução CMAS nº 052/2012 - Delibera sobre o Plano de Ação e o Projeto do Serviço Família Acolhedora (piso social de alta complexidade), no âmbito do Município de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.

Resolução CMAS nº 053/2012 - Delibera sobre a Minuta do Projeto de Lei dos Benefícios Eventuais no âmbito do Município de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.

Observação: Para baixar o arquivo de cada resolução, clique sobre o número da resolução desejada.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vitória da Conquista é beneficiada com doação de 125 toneladas de leite


A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou na tarde de terça-feira, 17, a entrega de 125 toneladas de leite para distribuir para crianças de 2 a 7 anos matriculadas nas creches do município.

A doação foi realizada para 21 creches e faz parte da estratégia dos governos Federal e Estadual no enfrentamento da situação da seca. Essa ação favorece os municípios que estejam em situação de emergência, decretada por conta da estiagem, e mantém o Programa Leite Fome Zero, que distribui diariamente 2.658 litros de leite nas creches da cidade.

Para a coordenadora municipal da Proteção Social Especial, Kátia Silene, a doação vai fortalecer  a política do município no enfrentamento da insegurança alimentar. “Essa doação vai nos ajudar a garantir o alimento para centenas de crianças em nosso município”, afirma Kátia.

A gerente de Segurança alimentar, Ana Rosa, destacou que a ação vai continuar a favorecer as crianças de 2 a 7 anos que já eram atendidas pelo Programa Leite Fome Zero. “Essa doação chegou em boa hora e vai possibilitar a continuidade de uma das ações da política do município, que é distribuição de leite para as crianças matriculadas  nas creches” disse Ana Rosa.
Para a integrante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Lidiane dos Santos, a preocupação com os agentes da agricultura familiar é a grande inovação do programa. “Essa demanda da segurança alimentar é uma pauta nacional, sobretudo no que se diz respeito à vulnerabilidade social. Quando cheguei aqui, observei logo a logomarca do leite de caixinha de um movimento social; achei muito interessante a ideia de deixar de comprar dos grandes latifundiários para adquirir o produtor do pequeno agricultor familiar”, afirmou.

O Programa Leite Fome Zero tem o objetivo de diminuir a vulnerabilidade e insegurança alimentar de crianças de 2 a 7 anos, pertencentes a famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. O programa visa ainda fortalecer a cadeia produtiva do leite, por meio da geração de renda ao produtor familiar, que fornece o produto para o governo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Rede de Atenção certifica alunos de oficinas de inclusão digital

“O objetivo dessas oficinas é possibilitar a aprendizagem e a inclusão digital das pessoas”, disse a coordenadora da Rede, Sônia Helena

Após participarem de oficinas de inclusão digital durante o segundo semestre deste ano, cerca de 150 pessoas receberam seus certificados na tarde dessa segunda-feira, 17, na sede da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. Embora a maioria dos educandos seja formada por crianças e adolescentes, a faixa etária é abrangente: vai dos 9 anos até a terceira idade.

As oficinas são de Informática Básica e Intermediária, Montagem e Manutenção de Computadores, Desenho Gráfico, Digitação, Criação de Blogs, além de instruções sobre os programas Excel e Power Point. Cerca de 70% das vagas foram reservadas a crianças e adolescentes atendidos por instituições ligadas à Rede de Atenção. Os 30% restantes ficaram destinados à comunidade em geral.

Para o ano de 2013, está confirmado o acréscimo de mais duas oficinas: uma com instruções sobre inglês básico para informática e outra sobre princípios e valores. Esta última trará um conteúdo com noções de educação pessoal e social, como explica a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Sônia Helena Santos: “O objetivo é possibilitar a aprendizagem e a inclusão digital das pessoas”.

Qualificação – A estudante Bruna Damasceno Silva, 16 anos, recebeu seu certificado referente à oficina de Informática Intermediária. Ela já tinha conhecimentos básicos de informática. “Foi bem bacana. Aprendi coisas que não sabia e que vão ser muito úteis para mim”, disse Bruna, que vive em São Paulo e está passando o segundo semestre do ano em Vitória da Conquista.

A viagem é a passeio, mas mesmo assim ela não perdeu tempo: matriculou-se rapidamente na oficina oferecida pela Rede de Atenção, a fim de qualificar-se para quando retornar à capital paulista, no início de 2013.
  
Interessante – O estudante Ernandes Santos Brito, 12 anos, foi colega de Bruna na oficina. Ele foi encaminhado pela Pastoral do Menor, instituição que frequenta no bairro onde mora, o Cruzeiro. “Achei interessante”, disse o garoto, sintético. Quem também achou interessante foi sua avó, Diva Santos, que o acompanhou na cerimônia de certificação. Segundo ela, a mudança no comportamento do menino foi evidente, após sua matrícula na oficina. “Ele era muito danadinho, dava trabalho lá na Pastoral. Mas, depois desse curso, ficou muito bom”, reconheceu.

Estudos – O secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, que representou o prefeito Guilherme Menezes na cerimônia, convocou os educandos a continuarem com seus estudos: “Isso é importante, tanto para o nosso país quanto para a vida pessoal de vocês”.

A coordenadora municipal de Proteção Especial, Kátia Silene Freitas, elogiou os estudantes: “Este é um momento de muita alegria. Quero parabenizar cada um de vocês”.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CNAS aprova nova Norma Operacional Básica do Suas


Texto destaca importância de operacionalização do sistema e define parâmetros de financiamento compartilhado

Brasília, 13 – O novo texto da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB Suas) foi aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, e a presidente do CNAS, Luziele Tapajós, participaram da reunião.

O texto define novos parâmetros de financiamento compartilhado de serviços e da gestão dos Suas pelos entes federados (União, estados e municípios), a fim de fortalecer o sistema. O documento destaca a importância da operacionalização para acesso aos serviços do Suas, dos princípios éticos e das responsabilidades dos integrantes do sistema. A reunião do CNAS que aprovou a nova versão do texto ocorreu nessa quarta-feira (12), em Brasília.

A revisão foi construída a partir de contribuições recebidas de todo o país por meio de consulta pública e de reuniões das comissões especializadas do conselho. A resolução com a nova norma básica deve ser publicada em breve no Diário Oficial da União. O texto anterior da NOB Suas é de julho de 2005.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Conselho de Assistência Social faz última reunião ordinária do ano

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), de Vitória da Conquista na Bahia, fez nessa quarta-feira, 12, a última reunião ordinária do calendário programado do ano de 2012. Numa reunião com pauta relevante, apesar de vários membros justificarem ausência por estarem participando de outras agendas, foram deliberados temas relevantes para a política de assistência social no Município, como por exemplo a Minuta de Lei dos Benefícios Eventuais.

O Conselho de Assistência Social é o exercício  democrático  de acompanhamento  da  gestão  e  avaliação  da  Política  de  Assistência  Social,  do  Plano  Plurianual  de Assistência  Social  e  dos  recursos  financeiros  destinados  a  sua  implementação,  sendo  uma  das formas  de  exercício  desse  controle  zelar  pela  ampliação  e  qualidade  da  rede  de  serviços  sócio-assistenciais para todos os destinatários da Política.

Vitória da Conquista se destaca dentre as diversas cidades do país por possuir instâncias orgânicas que conseguem promover o diálogo permanente e autônomo e o Conselho de Assistência Social é um exemplo disso.

As reuniões do CMAS são abertas à população e realizadas em sua sede na Praça Catão Ferraz, sn, Centro - Prédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em frente ao CEASA.

As resoluções votadas pela plenária neste Conselho, após publicação no Diário Eletrônico Oficial do Município, serão publicadas também neste Blog e poderão ser baixadas para consulta.

Maiores informações: (77) 3420 7019

Câmara Técnica de Comunicação - CMAS 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mais 15 mil escolas devem oferecer educação integral a alunos do Bolsa Família

Hoje, 32 mil unidades de ensino atendem beneficiários do programa, além de outros estudantes. A previsão é que esse número chegue a 47 mil em 2013

Brasília, 10 – Em 2013, mais 15 mil escolas devem ser atendidas pelo programa Mais Educação. O aumento no número de unidades que vão oferecer ensino em período integral é resultado de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC). A ação conjunta visa ampliar o contingente de alunos beneficiários do Bolsa Família estudando nos dois turnos. Atualmente, 32 mil unidades de ensino fazem parte do programa do MEC.

A ampliação do Mais Educação em 2013 foi tema de teleconferência, transmitida nesta segunda-feira (10). Representantes do MDS, do MEC e os gestores e coordenadores estaduais do Bolsa Família participaram do debate.

Uma lista com 35 mil escolas aptas a aderir ao Mais Educação estará disponível nos próximos dias no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF), do MDS, e no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação.

Segundo o diretor de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Daniel Ximenes, os desafios para 2013 são oferecer boa infraestrutura escolar às crianças e expandir o programa para escolas no campo.

Ele também apontou qual o objetivo a ser alcançado com a expansão do Mais Educação: “Seguindo o Plano Brasil Sem Miséria, lançado no ano passado, temos que enfrentar todo o ciclo da pobreza. Não é só pela transferência de renda que as famílias conseguirão sair dessa situação. Temos que dar condições às crianças e adolescentes acompanhados pelo Bolsa Família de quebrar essas barreiras históricas”.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Fonte: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias-1/2012/12/mais-15-mil-escolas-devem-oferecer-educacao-integral-a-alunos-do-bolsa-familia

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Publicada Resolução CMAS nº 047/2012


Foi publicada no Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista, Bahia - Caderno 1, Ano VI, Edição 779, páginas de 31 até 34 - a Resolução do Conselho Municipal de Assistência, aprovadas em reunião ordinária do seu plenário, ocorrida no dia 28 de Novembro de 2012, conforme descrição abaixo:

Resolução CMAS nº 047/2012 - Delibera sobre o preenchimento do Questionário do Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), exercício 2012, referente ao Conselho Municipal de Assistência Social, Vitória da Conquista, Estado da Bahia.

Para acessar a Resolução, clique AQUI

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Prefeitura sanciona lei que assegura meia-entrada para pessoas com deficiência


Desde a última segunda-feira, 3 de dezembro, está em vigor a Lei Municipal nº 1.862, que assegura às pessoas com deficiência e a um acompanhante o pagamento de meia-entrada em sessões de cinema e teatro, espetáculos esportivos, shows e outros eventos culturais realizados nas salas e casas de espetáculos de Vitória da Conquista. O desconto de 50% no preço dos ingressos também deverá ser garantido nas atividades desenvolvidas em camarotes.

A nova lei, de autoria do vereador Alexandre Pereira, foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito em exercício, Ricardo Marques. O texto do documento refere-se às pessoas que apresentam deficiência física, auditiva, visual, múltipla ou mental. Para garantir seu direito à meia-entrada, o cidadão deve apresentar atestado médico contendo o Código Internacional da Doença/CID que comprove a condição alegada, ou o documento emitido pelo órgão oficial de trânsito para fins de gratuidade no transporte coletivo.

A quem descumprir a nova lei, será aplicada multa de R$ 500. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado, além da possibilidade de suspensão da licença de funcionamento do estabelecimento, ou de realização da atividade.

Inspiração democrática – Para o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Márcio Higino, a nova lei tem inspirações, sobretudo, democráticas. “O primeiro aspecto é universalizar o direito das pessoas à vida social da cidade. Assim, os eventos culturais serão potencializados”, destaca Higino. “A nova lei está em sintonia com os avanços sociais da contemporaneidade”.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Brasil Carinhoso é ampliado pelo governo federal e agora tira 8,1 milhões de crianças e adolescentes da miséria


A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (29) medida provisória que amplia a Ação Brasil Carinhoso. A partir de agora, famílias com crianças e adolescentes de 7 a 15 anos também vão receber a complementação financeira que garante que todos os seus membros superem o patamar de R$ 70 por mês, a exemplo do que ocorre desde junho deste ano com aquelas que têm filhos até 6 anos. 

Com a expansão, 8,1 milhões de crianças de até 15 anos serão beneficiadas. No total, a complementação alcançará 16,4 milhões de brasileiros, fazendo com que superem a extrema pobreza. O benefício começa a ser pago em 10 de dezembro. 

“O Brasil que todos queremos construir é um país de classe média e para isso colocamos como desafio a superação da extrema pobreza”, disse a presidenta. “O que estamos anunciando é um passo decisivo para a sociedade de classe média que queremos. Cada pessoa dessas famílias terá sua renda complementada para receber R$ 70 mensais, que é o limite para sair da extrema pobreza. Estamos dando um passo decisivo para construir agora o futuro de nossas crianças e jovens.” 

O Brasil Carinhoso faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A previsão de investimento anual no Brasil Carinhoso era de R$ 2,2 bilhões em sua primeira fase (crianças até 6 anos), lançada em maio deste ano. Agora, passará para R$ 3,94 bilhões. 

“Com o Brasil Carinhoso, enfrentamos uma das faces mais cruéis da miséria, aquele que atinge a infância”, acrescentou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. “O Censo 2010 mostrava que 42% dos extremamente pobres tinham menos de 15 anos. Não temos como tirar as crianças da miséria, sem retirar toda a família. Os resultados obtidos nos levaram a ampliar o Brasil Carinhoso.” 

"Nem café a gente tinha" – E era na situação de extrema pobreza que vivia, até junho passado, a dona de casa Mary Lúcia de Lima dos Santos, de Fortaleza. “Tinha dias que nem café a gente tinha.” Com 12 filhos e cinco netos, quatro deles com idade abaixo dos 15 anos, Mary Lúcia passou a receber a complementação financeira, o que lhe garante um valor mínimo de R$ 70 mensais para cada um dos integrantes da família. 

Com a complementação, a vida de Mary Lúcia melhorou. Hoje, a alimentação dos filhos da dona de casa cearense tem leite, carne e frutas. “Estou me sentindo com uma vida de rainha. Carne, só rico comia.” 

Ascom/MDS
(61) 3433-1021

Alunos do Pronatec recebem certificados nessa quarta-feira, 5


Nessa quarta-feira, 5, será realizada, em Vitória da Conquista, a cerimônia de entrega de certificados aos concluintes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os cursos foram executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e qualificaram 1.225 profissionais nas áreas de gestão, culinária e beleza. A solenidade acontecerá a partir das 9h no auditório do SindComércio, localizado na Rua 10 de Novembro, nº 720, Recreio. Durante a entrega, serão anunciados os cursos do Pronatec para o ano de 2013.

Os alunos que receberão os certificados participaram dos seguintes cursos: promotor de vendas, auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de tesouraria, cuidador infantil, manicure e pedicure, maquiador, recepcionista em meios de hospedagem, atendente de nutrição, salgadeiro e recepcionista.

Saiba mais - O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, através do Plano Brasil Sem Miséria, e tem o objetivo de interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para população brasileira, promovendo maiores oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio transporte, alimentação e todo o material didático.