A manhã ensolarada desse domingo, 29, perfez um cenário ideal para muita diversão, lazer e oferta de serviços públicos durante o Dia de Ação Social, promovido no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na zona oeste da cidade. A iniciativa faz parte de uma ação da 78ª Companhia de Polícia em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Sociedade Civil e entidades Governamentais.
O Dia de Ação Social reuniu no Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, situado na Rua Santa Cecília, centenas de moradores do bairro e pessoas vindas de diversas outras localidades do município. O mecânico Alfredo Lemos, por exemplo, foi um dos moradores que aprovou a iniciativa. “É um projeto muito importante para saber como anda nossa saúde, além de proporcionar um domingo de muito lazer”, opinou.
O objetivo do Dia de Ação Social foi congregar ações voltadas para o combate ao tráfico de entorpecentes e para a pacificação no bairro Nossa Senhora Aparecida. O local vem recebendo atenção especial das forças de segurança que, por meio da 78ª Companhia de Polícia, trabalham para combater a criminalidade e estabelecer a ordem no bairro. “Temos um grande problema na cidade hoje, que são as drogas. Então precisamos do apoio dos órgãos sociais para fazer com que a gente evite que os jovens cheguem até essas substâncias”, declarou o comandante da 78ª Companhia de Polícia, major Ricardo Medeiros.
Durante todo o Dia de Ação Social, houve um trabalho integrado feito por diversas entidades Governamentais e pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Saúde, Educação e Secretaria do Meio Ambiente. “É o governo mostrando que está presente em todas as comunidades, discutindo os seus interesses. Essa ação busca trazer debates e entretenimento, tudo voltado para que se crie um ambiente mais harmonioso”, destacou o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes.
Serviços – Quem passou pelo Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida nesse domingo pôde ser beneficiado com a oferta de diversos serviços públicos, como testes de glicemia, aferição de pressão e realização de cadastros para o Cartão do Sistema Único de Saúde/SUS.
Houve ainda a distribuição de 1.440 preservativos pelo Centro de Atenção e Apoio à Vida/Caav e a participação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Adolescente/CapsIA e do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas/CapsAD. “São serviços já disponibilizados na cidade, mas facilitam o acesso da população quando são trazidos para o bairro. Além disso, o Governo Municipal tem feito diversas ações aqui no Nossa Senhora Aparecida, como a praça, a construção da creche e o posto de saúde”, ressaltou o coordenador municipal de Cultura, Nagib Barroso.
A dona de casa Tereza Santos aproveitou tudo que queria no Dia de Ação Social. O destaque, no entanto, foi para os cuidados com a saúde. “O que mais gostei foi poder saber como anda minha diabetes”, disse. A dona de casa Neuza Campos também aproveitou bem o evento. “Vim com minha sobrinha e com o meu cunhado e gostei muito, pois fiz o teste de glicemia, medi a pressão e fiquei sabendo que estou boa”, contou.
Além do setor de saúde, houve ações em diversas outras áreas. Com o intuito de incentivar a preservação do meio ambiente foi feito o plantio de mudas de árvores. A limpeza do bairro ficou por conta de um mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável ainda pela garantia de toda iluminação. A equipe dos Correios também esteve presente com a divulgação do novo CEP de Vitória da Conquista e com os colecionadores de selos. Já a 4ª Circunscrição Regional de Trânsito/ 4ª Ciretran atuou com campanhas educativas voltadas para combater a violência e as infrações no trânsito.
Para crianças de 6 a 12 anos, foram promovidas oficinas de violão e judô, iniciativas que compõem projetos sociais do Serviço Social da Indústria/Sesi. Para o público infantil foi montada uma biblioteca comunitária, espaço para quem quisesse apreciar a leitura. Houve também um local para doações de livros. “Esse Dia de Ação Social tem uma importância muito grande, pois o bairro tem atravessado momentos difíceis nos últimos anos, e essa ação vem para contribuir, chamar a atenção da comunidade e mostrar os serviços que são oferecidos na cidade”, opinou a educadora social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/Peti, Madalena Souza.
Para os adultos, o Núcleo de Inclusão Produtiva fez a pré-inscrição para cursos profissionalizantes, como o de recepcionista e o de eletricista. “É um dia em que nós estamos trabalhando a importância da ação social no bairro e a divulgação também dos nossos programas sociais, por isso trouxemos o Peti e o Projovem Adolescente com o intuito de inserir os jovens do bairro para que eles tenham uma atividade e não busquem como alternativa a violência e as drogas”, ressaltou a coordenadora municipal de Proteção Especial, Kátia Freitas.
Todos que compareciam podiam levar confecções e calçados expostos em um brechó. “Ganhei várias coisas”, certificou a aposentada Maria Ana de Oliveira. Aqueles que optassem pela solidariedade podiam adquirir as peças que eram vendidas para doar os valores arrecadados à Casa do Câncer de Vitória da Conquista.
Cultura e lazer – Jogos educativos, pintura facial, apresentações de grupos de dança, arte com biscuit. O lazer também esteve garantido no Dia de Ação Social, no bairro Nossa Senhora Aparecida.
Durante a manhã, houve a apresentação do grupo de dança Musicart, do grupo de Hip Hop do projeto Mais Educação e Projovem Adolescente. À tarde foi a vez dos educandos do Peti, da Jornada do Nossa Senhora Aparecida, artistas do bairro e a Banda de Músicos da Polícia Militar.
O Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro bairro a sediar o Dia de Ação Social em Vitória da Conquista. Ao longo de todo ano de 2012, o evento acontecerá no município. A segunda edição está prevista para acontecer no bairro Bruno Bacelar.