segunda-feira, 11 de junho de 2012

Conselho de Assistência Social ajuda a construir políticas de direito, diz ministra

Na posse dos conselheiros nacionais, nesta segunda, em Brasília, Tereza Campello destacou a superação do assistencialismo

Brasília, 11 – Ao dar posse aos novos integrantes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), nesta segunda-feira (11), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou os avanços na política de assistência social, que nos últimos anos superou o assistencialismo e o clientelismo. Na próxima na quarta-feira (13), os 18 novos titulares, que representam o governo e a sociedade civil, elegem o presidente e o vice para o mandato 2012/2014. 

Tereza Campello ressaltou a importância do CNAS como espaço para construção de políticas de direito. “No conselho podemos estabelecer um diálogo franco e aberto entre governo e sociedade, olhando para o interesse público.” A ministra enfatizou que a política de assistência social ganhou força com o Plano Brasil Sem Miséria. 
“As ações estão tirando da invisibilidade a população extremamente pobre, mas também o conjunto de pessoas que trabalha com esse povo”, observou. 

Entre os desafios apresentados pela titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aos novos conselheiros estão aprofundar a parceria com a rede de instituições privadas, avançar nas ações de combate ao trabalho infantil, aprovar a política de capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e acelerar a certificação de entidades beneficentes. 

A ministra fez referência especial aos representantes dos usuários que compõem o CNAS. “Eles apontam rumos e ainda são uma forma de inclusão social.”

O conselho é composto por 18 titulares (e 18 suplentes): nove representam os governos federal, estaduais e municipais e nove vêm da sociedade civil, indicados pelos setores de trabalhadores, usuários e entidades. 

Tereza Campello agradeceu a dedicação do presidente do CNAS, Carlos Ferrari, que está encerrando o mandato. “Um trabalho de diálogo e de parceria, sem comprometer a autonomia do conselho”, lembrou. Além da ministra, participaram da posse o secretário executivo em exercício do MDS, Marcelo Cardona, a secretária adjunta de Assistência Social, Valéria Gonelli, a diretora de Gestão do Suas, Simone Albuquerque, e outras autoridades.

Ascom/MDS 
3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário