terça-feira, 9 de julho de 2013

A Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação é o eixo 2 das conferências de assistência social

As finalidades específicas deste eixo de debate são: Avaliar e compreender a concepção da vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação, para o aprimoramento da gestão do SUAS, tomando como premissa o exercício do controle social e Discutir e analisar a operacionalização da vigilância socioassistencial, enfocando a utilização de todos os sistemas de informação, da organização do diagnóstico socioterritorial e do mapeamento de vulnerabilidades.

É fundamental que as conferências municipais debatam sobre os muitos aspectos inerentes a este eixo, já apresentados nas ementas comentadas, tendo sempre como base a situação local do SUAS. É preciso debater, entre outras situações sobre:
- A vigilância socioassistencial incorporada à gestão das SUAS.
- O serviço da vigilância socioassistencial eplanejamento de ações preventivas das equipes de referência do SUAS.
- O serviço da vigilância socioassistencial e o aprimoramento e qualificação das ações que visem a notificação e a reconstrução de direitos violados e a interrupção de situações de violência.
- O planejamento para a criação, produção e utilização de indicadores municipais de assistência social, provenientes dos resultados das ações da vigilância socioassistencial.
- O cumprimento das responsabilidades municipais acerca da área de vigilância socioassistencial.
- A utilização dos sistemas de informação para planejamento e outras ações.
- A organização da busca ativa no município.
- O desempenho do preenchimento do Prontuário do SUAS.

Rumo à IX Conferência Nacional de Assistência Social! É tempo de avaliação do SUAS! Não perca a chance de debater, contribuir e consolidar o SUAS!

Confira abaixo os informes da IX Conferência que tratam dos Eixos:
§  Informe nº 3/2013  - Orientações para as Conferências Municipais de Assistência Social  
§  Informe nº 5/2013 - Ementas Comentadas - IX Conferência Nacional de Assistência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário