Equipe do MDS visita a cidade na segunda-feira (10) para orientar a criação do Centro-Dia, destinado a pessoas em dependência
Brasília, 6 – Belo Horizonte é uma das quatro capitais no país a receber um serviço público especializado no atendimento a pessoas com deficiência e em condição de dependência. Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estará na cidade nesta segunda-feira (10) para orientar a implantação do Centro-Dia de Referência. A previsão é de que os quatro pilotos sejam inaugurados em novembro.
O Centro-Dia é um espaço de atendimento multidisciplinar, que inclui acompanhamento e assessoramento em todas as atividades da vida diária, atividades recreativas e ocupacionais, orientações à família, entre outros serviços. Cada Centro-Dia de Referência vai atender até 30 usuários por turno, durante dez horas por dia, de segunda a sexta-feira. O serviço destina-se prioritariamente a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada, em situação de pobreza, esteja no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou em risco social.
Em sistema de cofinanciamento, cada Centro-Dia de Referência receberá, mensalmente, R$ 40 mil do MDS para despesas de custeio. Os governos estaduais darão contrapartida de metade desse valor.
Durante a visita, a servidora do MDS Deusina da Cruz vai verificar como está o andamento da implantação do serviço e prestar suporte técnico.
Além de Belo Horizonte, também Curitiba, João Pessoa e Campo Grande implantarão os pilotos. Depois do período eleitoral, o MDS abrirá prazo para que as demais capitais também façam a adesão.
Ascom/MDS
3433-1021www.mds.gov.br/saladeimprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário