O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Vitória da Conquista, Bahia, reconduziu na última sexta-feira, 30, o presidente Jaimilton Fernandes Santos, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no conselho, para o mandato de mais um ano, que será até o dia 23 de agosto de 2014. O conselho de Assistência Social, criado em 1995, tem, há alguns anos, o pacto estabelecido entre os representantes do governo e da sociedade civil de eleger o mantado da presidência para o período de dois anos dividindo-o em um ano o presidente seria do governo, e no ano subsequente da sociedade civil.
Em 2012 foram eleitos para o mandato de um ano o presidente Jaimilton Fernandes e a vice-presidente Tálita Cury Marques Lessa, que era a representante da sociedade civil e deixou o Conselho no início de 2013. Na vacância da vice-presidência, o Conselho não pôde manter o pacto, pois não teve tempo hábil para eleger um novo vice. Na última reunião, que aconteceu extraordináriamente, por unanimidade dos votantes presentes e aclamação dos não votantes, o presidente foi reconduzido para mais um ano de mandato, fato que há muito tempo não ocorria.
Na plenária, o presidente agradeceu a todos pela confiança e destacou os desafios para os próximos doze meses: "Temos pela frente a missão de fazer do controle social em nosso Município, um espaço cada vez mais sólido, colocando para apreciação as demandas pendentes como a análise da legislação da política municipal de assistência social, a renovação do plano de assistência social, a reformulação do regimento interno do CMAS, a recomposição dos membros do conselho, discutir a elaboração da política municipal de educação permanente para os trabalhadores do SUAS, a gestão da política de assistência social no município e o seu financiamento," concluindo com os agradecimentos aos conselheiros e técnicos que fazem acontecer as ações diariamente no Conselho.