terça-feira, 29 de novembro de 2011

Prefeitura anuncia criação de Creas Pop para crianças e adolescentes

O serviço foi apresentado às polícias Civil e Militar ontem, 28


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou às polícias Militar e Civil nessa segunda-feira, 28, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social à População em Situação de Rua/Creas Pop. A novidade é que, além do serviço para a população adulta, haverá o Creas Pop para Crianças e Adolescentes.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, foi observado que não havia condições de acolher adultos e crianças no mesmo local. “Mesmo o município recebendo recursos do Governo Federal para instalação apenas de um Creas, estamos viabilizando com recursos próprios a criação de um novo Creas que seja específico para a criança e o adolescente. Dessa forma, estamos inaugurando em Vitória da Conquista uma nova modalidade para atender nossa demanda, sem fugir do que determina o SUAS”, explica a secretária.

No encontro, foi apresentado o mapeamento, realizado pela equipe de especialistas do Creas Pop, que apontou 391 pessoas em situação de rua em Vitória da Conquista, sendo 71% do sexo masculino e 29%, feminino. Os que estão nas ruas, mas dormem em domicílio, somam 145 pessoas. O Centro é o bairro de maior permanência para 37% e 23% que vivem nas ruas há seis meses ou menos.

Sobre a reunião com as polícias do município, a secretária ressaltou a importância da parceria com essas entidades para execução do trabalho com a população de rua. “Precisamos ter uma compreensão maior de como a polícia aborda os meninos e meninas em situação de rua e como a assistência social aborda, para que se tenha uma forma mais similar de aproximação, respeitando os seus direitos e responsabilizando-os pelos seus deveres”, comentou. Para que este objetivo seja alcançado, outras exposições sobre o trabalho do Creas Pop serão realizadas com a corporação da PM.

O comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pela área leste, major Vasconcelos, elogiou a reunião promovida pela Prefeitura: “Foi uma iniciativa maravilhosa que vai ser um apoio às ações policiais quanto ao encaminhamento dessas crianças e adolescentes em situação de risco. A Prefeitura está de parabéns por este projeto e tem o total apoio da Polícia Militar”. O representante da 78ª CIPM/ zona oeste, tenente Mário Júnior, emendou: “Reconheço o esforço que a Secretaria de Desenvolvimento Social tem feito para executar esta política”.

Entre os presentes no Fórum João Mangabeira estava o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Juvino Brito; o promotor de Justiça, Marcos Coelho; o subcomandante da Companhia Independente de Polícia Especial (CIPE/Sudoeste), capitão Edmário Britto; o representante da Polícia Civil, Ewander Miranda; além de coordenadores e equipe técnica de programas sociais do município.
Fotos: Giselli Moreira/Secom - PMVC 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Minha Casa Minha Vida II: municípios baianos assinam termo de adesão

A secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia, representou Vitória da Conquista na cerimônia

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, participou na manhã desta sexta-feira, 25, da cerimônia de assinatura do termo de adesão da segunda etapa do Programa Minha Casa Minha Vida em Salvador.


O Ministro das Cidades, Mário Negromonte, esteve presente e ressaltou a importância do Programa, que resgata a cidadania do povo, trazendo dignidade para as famílias. De acordo com o ministro, a segunda versão do programa traz benefícios, como o regime simplificado para a execução das obras; a dispensa de aporte de contrapartida pelo município; os prazos definidos para eliminação de pendências técnicas – 18 meses –, entre outras vantagens.


Vitória da Conquista e outros 54 municípios aderiram ao Programa Minha Casa Minha Vida II. “O termo de adesão ensejará na possibilidade da contratação de novos empreendimentos destinados a famílias com renda até R$ 1.600,00 mil que estejam inscritos no CadÚnico. O termo tem vigência até 31 de dezembro de 2014”, afirma a secretária Nadia Márcia, que representou o prefeito Guilherme Menezes no evento.

Fiscalização do Bolsa Família será tema da próxima teleconferência do MDS

Com participação de técnicos e dirigentes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, programa será transmitido ao vivo pela TV NBR e pela internet na próxima segunda-feira, com reprises ao longo da semana
Brasília, 24 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove, às 9h da próxima segunda-feira (28), teleconferência sobre a fiscalização do Programa Bolsa Família.

O programa, que tratará da importância da fiscalização do programa de transferência de renda federal na identificação e correção de irregularidades, será transmitido ao vivo pela TV NBR. Para debater o tema, foram convidados Celso Correa, diretor do Diretor de Operações (Deop); Carolina Borges, coordenadora-geral de Acompanhamento e Fiscalização; e Sérgio Monteiro, coordenador-geral de Execução Orçamentária e Financeira.
A teleconferência será exibida ao vivo para todo o Brasil pela TV NBR, das 9h às 10h30. A transmissão ocorrerá também pela internet. O público poderá formular perguntas e participar por telefones e e-mail que serão divulgados no início da transmissão.
O programa será reapresentado na quarta-feira (30), às 8h30; na sexta-feira (2), às 18h30; e no domingo (4), às 14h30.
A captação do sinal da NBR, conforme parâmetros indicados abaixo, poderá ser feita de várias maneiras:
• Canal 146 da Sky TV e canais da NET.
• Nos sites da EBC (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo) e da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br) é possível assistir ao vivo pela internet.
• No Twitter (www.twitter.com/tvnbr) e no Youtube (www.youtube.com/tvnbr).
• O link do stream é http://200.130.35.33:6500/nbr.wmv?
data_proto=http&rota=200.130.15.55_7007&encoder=wme&format=wmv&resource=/.


Ascom/MDS(61) 3433-1021www.mds.gov.br/saladeimprensa

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pessoas surdas encenam peça contando a história de Conquista

Contar um trecho trágico da história de Vitória da Conquista de forma poética, colocando a figura do índio como herói, e tudo isso sem usar palavras. É assim que um grupo de atores surdos encena a peça “A História Através do Silêncio”, promovida pela Associação Jesus de Nazaré em parceria com o Programa Banco do Nordeste (BNB) de Cultura.
Os espetáculos se apresentarão na região sudoeste a partir do próximo ano. Em 29 de março e 12 de abril de 2012, ele acontecerá no Teatro Glauber da Rocha da Uesb, em Vitória da Conquista. E nos dias 9 e 10 de maio, quem recebe a apresentação é o campus de Itapetinga. As escolas que tiverem interesse em assistir ao espetáculo já podem agendar a sua participação com a responsável Tálita Lessa, enviando um e-mail para talitalessa@hotmail.com.
Na oportunidade, também serão ministrados workshops e uma oficina de Língua de Sinais Brasileira (Libras) gratuita, voltada para a comunidade, já que a peça teatral possui no seu elenco pessoas com surdez.
Este projeto pretende estimular a produção e difusão artística regional, preservar o patrimônio histórico, proteger as diferentes expressões culturais regionais e facilitar à população o acesso às fontes de cultura e suas diversidades. Além disso, é uma oportunidade para a inserção social e cultural de pessoas da comunidade surda.
Para saber mais informações, ligue para (77) 8802-0491.
Assessoria de Comunicação
por Sâmia Louise
Fonte: http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=7582

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Família Acolhedora é apresentado à sociedade

Programa atenderá crianças em situação de risco social e pessoal que necessitem de acolhimento familiar



“Que nenhuma família comece em qualquer de repente, que nenhuma família termine por falta de amor”. Foi com esta mensagem presente na música “Oração da Família” do padre Zezinho e interpretada pela ex-educanda do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/Peti, Daniela Alves, que a Prefeitura de Vitória da Conquista apresentou à sociedade, na manhã desta terça-feira, 22, o Programa Família Acolhedora.


O evento reuniu conselheiros municipais da Assistência Social e representantes de diversas matrizes religiosas, das polícias Civil e Militar, do Poder Judiciário e dos órgãos que atuam na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Servidores que atuam nos programas sociais do Município também participaram do lançamento do Programa, cujo objetivo é garantir uma rede de proteção às crianças em situação de risco, a fim de proporcionar a elas a convivência familiar e comunitária.


Representando, na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes e como presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente/Comdica, a secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, destacou o empenho da Prefeitura no sentido de fortalecer a rede de acolhimento do público infanto-juvenil no município. “Para nós é muito importante a implantação desse Programa, porque ele vai completar essa rede de acolhimento. Conquista já faz o acolhimento da criança e do adolescente desde 97, mas a cidade tem crescido muito. Então, precisávamos dar um acolhimento mais especializado e menos institucional para crianças de 0 a 6 anos, e a melhor forma é através da Família Acolhedora”.


O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista, Juvino Henrique de Souza Brito, afirmou: “Nós temos situações inúmeras de crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade que não conseguem um encaixe na família extensa e precisam realmente que tenha para eles um encaminhamento de forma segura prevista pelo ECA, que é a adoção ou a guarda bem estruturada”.


Segundo o promotor público da Infância e Adolescência, Marcos Coelho, “esse Programa vai permitir à Justiça e também a todos os órgãos que trabalham na rede da infância atuarem com mais segurança. A criança vai estar acolhida por uma família preparada para isso, o que vai nos permitir formar uma nova cultura, uma nova política de assistência à criança e ao adolescente, no sentido de trabalharmos com prioridades”.

A presidente do Conselho Tutelar, Patrícia Galvão, também recebeu com felicidade a implantação do Programa em Conquista. “É de fundamental importância para toda a comunidade conquistense ter o Família Acolhedora, porque a cidade necessitava. As famílias agora vão poder estar mais ativas nesse processo. É muito importante esse vínculo familiar. Vai melhorar muito para a criança ser acolhida numa família”.


Finalizando o encontro, a secretária Nádia Márcia Campos fez um convite: “Queremos convidar à sociedade de Vitória da Conquista para que venham ser nossos parceiros”.


Clique aqui e confira os critérios para participar do Programa Família Acolhedora.


Fonte: http://www.pmvc.ba.gov.br/v1/noticia/8209/Familia-Acolhedora-e-apresentado-a-sociedade.html

sábado, 19 de novembro de 2011

Projeto Viver Bem a Terceira Idade é lançado no Cras Pedrinhas

O Centro de Referência de Assistência Social/Cras, do bairro Pedrinhas, lançou nesta sexta-feira, 18, o Projeto Viver Bem a Terceira Idade, destinado a idosos que residem no território de abrangência do serviço. O Cras faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Durante o lançamento do projeto, educandos do Projovem Adolescente fizeram uma apresentação musical, como forma de estabelecer vínculos entre idosos e adolescentes. De acordo com a organização, essa integração entre as diversas faixas etárias contribui para que ocorra aprendizado entre as pessoas independente de idade.

O objetivo do projeto é promover a socialização, a integração e a convivência entre os idosos. Serão desenvolvidas atividades que abordam temas como qualidade de vida, saúde e direito dos idosos. A coordenadora do Cras, Cristiane Cunha, falou sobre o projeto. “O Projeto visa principalmente trazer o idoso para cá, para que possamos verificar as necessidades deles, as demandas e para podermos ajudá-los da melhor maneira possível”.

A assistente social, Sandra Almeida, destacou a importância do Projeto Viver Bem. “O acolhimento do idoso é o primeiro passo para que as demandas dos idosos sejam atendidas. Nós iremos também trabalhar a questão da autoestima, da qualidade de vida, da socialização com os familiares e a comunidade em geral, além de abordar e conscientizá-los sobre os seus direitos".

A Prefeitura Municipal já vem desenvolvendo diversas ações voltadas para a terceira idade, por meio de programas e projetos sociais que integram e buscam igualar os direitos dos idosos. “Precisamos fortalecer essas ações em todas as áreas, porque nós estamos caminhando para o envelhecimento da população. Queremos promover o bem-estar dos idosos, para que eles estejam felizes e com a saúde em dia”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia.

A promotora Carla Medeiros, explicou a importância de os idosos conhecerem os seus direitos. “Os idosos devem saber os direitos que eles têm, porque em diversas áreas eles são desrespeitados. É preciso mudar isso fazendo denúncias, e o Ministério Público está de portas abertas. Espero que o projeto seja um germe de articulação para que a população tenha um futuro mais feliz e mais tranquilo".

Membro do Conselho do Idoso, dona Esauri Ribeir falou sobre a importância de lutar pelos direitos. “Temos que manter uma luta constante para conquistar melhorias e para fazer com que nossos direitos sejam respeitados. Esse espaço é muito importante
para incentivar a gente”.

O Cras Pedrinhas está localizado na Rua São José, 41, bairro Cruzeiro.


O Conselho do Idoso está localizado na Praça Tancredo Neves, na Casa do Idoso, Centro. Tel: 3422-8212


O Ministério Público do Estado da Bahia está localizado na Rua Sinhazinha Santos, 295, Centro. Tel: 3424-9354


Plano Viver sem Limite possibilita autonomia às pessoas com deficiência

Lançado pela presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira (17), o plano prevê ações de acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)


Ubirajara Machado/MDS
deficientes
Plano Viver sem Limite incentivará pessoas com deficiência a ingressar no mercado de trabalho
Brasília, 17 – “Hoje é um momento em que vale a pena ser presidente”, afirmou emocionada a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto. “O Brasil tem agora um dos planos mais modernos de apoio, estímulo e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O plano está em aberto, pretendemos melhorá-lo, escutando sugestões para atualizá-lo”, completou.O Plano Viver sem Limite possui quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. E envolve ações de 15 órgãos federais, estados e municípios. Dentro do eixo de inclusão social, a presidenta assinou decreto que regulamenta o acesso ao trabalho para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).A partir da regulamentação, pessoas com deficiência que são beneficiárias do BPC poderão trabalhar e retornar ao benefício em caso de saída do emprego, sem ter que passar pelo processo de requisição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício também poderá ser acumulado ao salário de aprendiz. “A nova lei permite que beneficiários do BPC sem acesso ou com dificuldade de acessar o trabalho possam tomar a iniciativa de se qualificar e ter oportunidades”, explicou a ministra Tereza Campello, do MDS.Os deficientes poderão participar dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – 150 mil vagas serão destinadas a deficientes físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais.O Governo Federal possibilitará acessibilidade e transporte adaptado para que crianças e adolescentes com deficiência possam frequentar a escola. Isso fortalece o programa interministerial BPC na Escola, que promove acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola de beneficiários do BPC com até 18 anos.

Metas – A meta do plano é, até 2014, inserir na escola 378 mil pessoas de até 18 anos, adaptar 42 mil escolas para receberem esses alunos, adquirir 2,6 mil ônibus adaptados para o transporte escolar nos municípios, atualizar e implantar salas multifuncionais e contratar tradutores e intérpretes de libras (linguagem de sinais) para as escolas. O Ministério da Educação (MEC) criará o curso superior de Letras em Libras nas universidades.Por meio da busca ativa feita pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Governo Federal pretende localizar e inserir mais 50 mil pessoas com deficiência no BPC. Outra ação do plano é a criação de 27 Centros de Referência da Pessoa com Deficiência, que oferecerão cuidados e promoção de autonomia às pessoas com deficiências graves e pobres e às suas famílias. Cada unidade terá capacidade para atender 30 pessoas por dia e equipe de profissionais de assistência social e saúde.Na área de saúde, as ações envolvem protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no Sistema Único de Saúde (Sus); qualificação da rede de habilitação e reabilitação; criação de centros de saúde com veículos acessíveis; qualificação e criação de oficinas de órteses e próteses; qualificação de centros odontológicos e centros cirúrgicos especializados; e qualificação de 6 mil equipes odontológicas.O programa Minha Casa, Minha Vida disponibilizará 1,2 milhão de moradias adaptadas para cadeirantes, além de kits de acessibilidade conforme a deficiência do morador. Quanto à acessibilidade, está prevista a criação de centros de treinamento para cães-guias em todos os estados até 2014. A presidenta Dilma liberou microcrédito de até R$ 25 mil para aquisição de equipamentos, com juros de 8% ao ano; reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para equipamentos de acessibilidade; e destinou recursos para inovação e pesquisa.O plano Viver sem Limites envolve ações estratégicas em educação, trabalho, saúde, assistência social e acessibilidade. “A acessibilidade é fator estruturante. Não iremos adiante sem um trabalho de parceria. As pessoas com deficiência indicam que é possível viver sem limites”, afirmou a ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário Nunes.Durante a cerimônia, a presidenta Dilma anunciou a criação da Secretaria Nacional da Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na SDH. Os detalhes do plano Viver sem Limites foram apresentados pelo titular da secretaria, o deficiente visual Antônio José do Nascimento.

BPC – O BPC transfere um salário mínimo a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência impedidas, a longo prazo, de garantir a própria subsistência ou de tê-la garantida por sua família com renda mensal per capita inferior a um quarto do salário mínimo. É um benefício individual, não vitalício e intransferível.A gestão do BPC é de responsabilidade do MDS e operacionalizada pelo INSS. Os recursos para o custeio provêm da seguridade social, administrados pelo MDS e repassados ao INSS por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).Atualmente, existem 3,5 milhões de beneficiários do BPC em todo o Brasil, dos quais 1,8 milhão são pessoas com deficiência e 1,7 milhão, idosos. O Governo Federal transferiu este ano R$ 17 bilhões diretamente para os beneficiários.


Cristiane HidakaAscom/MDS(61) 3433 1065

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Novo espaço de comunicação na assistência social em Conquista

A Câmara Técnica de Comunicação, do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista, Bahia, inaugura o CMAS Vitória da Conquista, um espaço para comunicação entre essa Instância de Controle Social e a população conquistense. 
Nele serão publicados os instrumentos aprovados pelo Conselho: resoluções, pareceres, informes, programação de eventos e várias outras ferramentas que possibilitem tornar público informações relevantes sobre a assistência social.