O serviço foi apresentado às polícias Civil e Militar ontem, 28
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apresentou às polícias Militar e Civil nessa segunda-feira, 28, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social à População em Situação de Rua/Creas Pop. A novidade é que, além do serviço para a população adulta, haverá o Creas Pop para Crianças e Adolescentes.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, foi observado que não havia condições de acolher adultos e crianças no mesmo local. “Mesmo o município recebendo recursos do Governo Federal para instalação apenas de um Creas, estamos viabilizando com recursos próprios a criação de um novo Creas que seja específico para a criança e o adolescente. Dessa forma, estamos inaugurando em Vitória da Conquista uma nova modalidade para atender nossa demanda, sem fugir do que determina o SUAS”, explica a secretária.
No encontro, foi apresentado o mapeamento, realizado pela equipe de especialistas do Creas Pop, que apontou 391 pessoas em situação de rua em Vitória da Conquista, sendo 71% do sexo masculino e 29%, feminino. Os que estão nas ruas, mas dormem em domicílio, somam 145 pessoas. O Centro é o bairro de maior permanência para 37% e 23% que vivem nas ruas há seis meses ou menos.
Sobre a reunião com as polícias do município, a secretária ressaltou a importância da parceria com essas entidades para execução do trabalho com a população de rua. “Precisamos ter uma compreensão maior de como a polícia aborda os meninos e meninas em situação de rua e como a assistência social aborda, para que se tenha uma forma mais similar de aproximação, respeitando os seus direitos e responsabilizando-os pelos seus deveres”, comentou. Para que este objetivo seja alcançado, outras exposições sobre o trabalho do Creas Pop serão realizadas com a corporação da PM.
O comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pela área leste, major Vasconcelos, elogiou a reunião promovida pela Prefeitura: “Foi uma iniciativa maravilhosa que vai ser um apoio às ações policiais quanto ao encaminhamento dessas crianças e adolescentes em situação de risco. A Prefeitura está de parabéns por este projeto e tem o total apoio da Polícia Militar”. O representante da 78ª CIPM/ zona oeste, tenente Mário Júnior, emendou: “Reconheço o esforço que a Secretaria de Desenvolvimento Social tem feito para executar esta política”.
Entre os presentes no Fórum João Mangabeira estava o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Juvino Brito; o promotor de Justiça, Marcos Coelho; o subcomandante da Companhia Independente de Polícia Especial (CIPE/Sudoeste), capitão Edmário Britto; o representante da Polícia Civil, Ewander Miranda; além de coordenadores e equipe técnica de programas sociais do município.