segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Censo 2010 do IBGE sobre população extremamente pobre no Brasil

Com 80% da população brasileira já recenseada, os dados preliminares do Censo 2010 indicam que a pirâmide etária brasileira se alterou na última década. Em 2000, as crianças de até 4 anos de idade representavam 9,64% da população brasileira, hoje são 7,17%. As de 5 a 9 eram 9,74%, percentual que caiu para 7,79%. A população com até 24 anos somava 49,68% dos brasileiros há 10 anos, hoje constituem 41,95%.
Por outro lado, se ao concluir o Censo 2000 foram encontrados cerca de 24,5 mil brasileiros com mais de 100 anos, agora, com o trabalho ainda em andamento, os registros já contabilizam mais de 17 mil. “A queda da taxa de fecundidade e da mortalidade infantil, aliadas à maior expectativa de vida da população, explicam essa mudança do padrão demográfico”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, durante a divulgação do terceiro balanço da coleta de dados do Censo 2010.


Veja aqui resumo sobre o Censo 2012

Ou baixe aqui a apresentação resumo do Censo 2010

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1722&id_pagina=1

domingo, 26 de fevereiro de 2012

1ª Conferência Municipal da Transparência discute propostas de participação popular

Participaram da conferência sociedade civil,gestores e conselheiros de políticas públicas


A participação popular na gestão pública permite que os cidadãos intervenham na tomada de decisões administrativas, orientando os gestores para que adotem medidas que atendam ao interesse da comunidade. Com o intuito de debater essas questões e intensificar a participação da sociedade civil na fiscalização, controle, monitoramento e avaliação da gestão, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria da Transparência e do Controle, promoveu nesse sábado, 25, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social/Consocial. 


O evento aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Trabalho e Renda/ADTR reunindo sociedade civil, governo e representantes de conselhos de políticas públicas.  “O evento proporcionou um espaço de participação para discutir e debater a criação de mecanismos de interesse da sociedade com o objetivo de que ela intervenha na administração pública deforma legítima, indicando sugestões que possam contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e democratizada”, opinou o coordenador do Movimento Unificado das Associações de Moradores e representante da sociedade civil, Idelzito Rocha. 


Durante a conferência, foram elaboradas 20 propostas de controle social e eleitos 38 delegados, 19 titulares e 19 suplentes. Eles representarão Vitória da Conquista e defenderão as propostas levantadas na Conferência Estadual que acontecerá em Salvador no final do mês de março. “O mais interessante desse evento é debaterdiretamente as necessidades de controle do setor público, com relação aos gastos, aplicação de recursos e informações, e apresentar propostas levantadas pela própria sociedade”, declarou o secretário municipal da Transparência e do Controle, Mizael Bispo. Dos delegados eleitos, 60% são representantes da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos de políticas públicas. 


A Consocial realizada em Vitória da Conquista representa uma etapa da Conferência Nacional que será realizada em Brasília entre os dias 18 e 20 de maio, com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. Após esse amplo debate, será elaborado um Plano Nacional que será entregue à sociedade, para que ela possa fazer o controle social da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. 


Todas as discussões levantadas na 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social de Vitória da Conquista circularam em torno de quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. 


Conforme o deputado estadual, José Raimundo Fontes, a transparência e o controle social são duas condições essenciais para o exercício da democracia participativa. “Nesse momento é muito importante valorizarmos esses instrumentos, pois às vezes algunssetores buscam desqualificar a ação política com falsas denúncias e, por isso, nada melhor do que a sociedade, por si mesma, acompanhar a gestão e sugerir ações de governo”, opinou. 


Para a estudante universitária, Aline Lima, aqueles que querem uma sociedade mais justa devem procurar está sempre inseridos nos espaços de discussões que ampliam a gestão democrática. “É de grande importância a população está se reunindo com o governo para participar dessas atividades com sugestões e opiniões que contribuirão para uma melhor gestão”, ressaltou. 


Gestão participativa - A participação da sociedade na administração pública é um direito assegurado pela Constituição Federal. Ela permite que os cidadãos também participem da formulação das políticas públicas e fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos. 


Em Vitória da Conquista, vários mecanismos permitem essa participação popular. De acordo com o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, por conta disso, a conferência desse sábado representou uma reafirmação institucional da política que a gestão participativa do município já tem executado ao longo dos anos. “Desde 1997, o Governo Municipal sempre pautou ações, projetos e políticas voltadas para uma ampla participação popular, que quer dizer transparência, clareza dos atos públicos e estabelecimentos de estratégias que visam sempre à melhoria das condições de vida da população”, assegurou. 


Para o prefeito Guilherme Menezes, discussões envolvendo o controle social trazem benefícios para toda sociedade e para os próprios gestores na medida em que possibilitam maiores informações acerca dos grandes anseios da população. “O debate para intensificar a participação é de suma importância. Em Vitória da Conquista, hoje, o orçamento público é debatido 100% com a comunidade por intermédio dos delegados dos conselhos da zona urbana e rural”, informou.


Conheça como participar das discussões da gestão pública municipal em Vitória da Conquista:


Conselhos Municipais - Atualmente, o município mantém 15 conselhos municipais em pleno funcionamento;


Conselhos Locais – Existem 36 conselhos locais de saúde atuando em Vitória da conquista;


Orçamento Participativo – São mais de mil pessoas entre delegados do Orçamento Participativo e conselheiros;     


Órgãos de fiscalização – Vitória da Conquista foi uma das primeiras cidades do Brasil a contar com uma secretaria específica para a fiscalização dos gastos municipais: a Secretaria Municipal da Transparência e do Controle;


Portal da Transparência – Através do endereço eletrônico http://www.transparenciaconquista.ba.gov.br/, os cidadãos podem acompanhar de casa a aplicação do dinheiro público, por meio de informações detalhadas sobre convênios, despesas e receitas, além de decretos, leis municipais, estaduais e federais e projetos de lei.


Ouvidoria Municipal - É um canal de diálogo fácil, acessível e direto de participação popular. Com ela, a população pode contribuir com as melhorias nos serviços prestados pelo Governo Municipal. Por meio desse serviço, o cidadão pode apresentar demandas, sugestões, reclamações ou elogios pelo telefone 0800-2845857 ou pelo atendimento presencial, na sede da Ouvidoria Geral do Município, localizada na Rua Coronel Gugé, nº 401, Centro. Também é possível fazer o registro pelo site www.pmvc.ba.gov.br/ouvidoria.

Fotos: Giselli Moreira 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nova logomarca do Conselho Municipal de Assistência Social


O Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória da Conquista, Bahia, divulga a sua nova logomarca. O processo de escolha da logomarca foi realizado em reuniões extraordinárias, quando contou com a participação de vários dos seus conselheiros, dos diversos seguimentos que representam.

Para ajudar na elaboração de sua nova identidade visual, o conselho encaminhou solicitação à Secretaria Municipal de Comunicação que, prontamente, elaborou seis modelos de logomarca, baseados na própria política da assistência social e em símbolos do município, como por exemplo as cores da Bandeira de Vitória da Conquista. Como todo processo democrático, não foi possível definir imediatamente entre os modelos propostos, precisando de mais duas outras reuniões, mas com contribuições importantíssimas para que representasse essa importante política.

A participação democrática deve ser um exercício constante, desde as decisões que se julga micro, até aquelas que considera-se impactantes e macros. "Aproveitamos este espaço para agradecer todas as pessoas envolvidas neste processo, dos segmentos governamentais e não-governamentais, pois é dessa forma que construímos uma política modelada por muitas mãos", destacou Jaimilton Fernandes, representante governamental e membro da Câmara Técnica de Comunicação.

Câmara Técnica de Comunicação
Jaimilton Fernandes Santos
Janaína Valéria Alves de Brito
Tálita Cury Marques Lessa  

Bolsa Família: MDS prorroga para 29 de março prazo para revisão cadastral

Famílias com pagamento retido que ainda não atualizaram o cadastro não sofrerão cancelamento até o fim do novo período. Quem já fez a revisão poderá sacar o benefício que havia sido bloqueado, juntamente com o do mês


Brasília, 23 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até 29 de março o prazo para a atualização cadastral do Programa Bolsa Família, que terminaria na próxima quarta-feira (29). A prorrogação foi necessária devido à adoção de novo sistema de senhas, que deixou o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal indisponível por duas semanas em fevereiro, prejudicando o trabalho de atualização nos municípios.

No início deste ano, 729 mil beneficiários tiveram o pagamento do Bolsa Família bloqueado por falta de atualização cadastral. O coordenador-geral de Revisão de Benefícios do MDS, Roberto Pojo, explica que as famílias que já atualizaram as informações poderão sacar o pagamento em março. O pagamento do mês sai juntamente com os de janeiro e fevereiro, que estavam bloqueados. “Quem ainda não havia feito a revisão ganhou mais 30 dias para fazê-lo, o que significa que não haverá cancelamento de benefício por falta de revisão cadastral até o fim do novo prazo.”

Famílias inscritas no Cadastro Único que moram em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, em municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública por causa das enchentes no início do ano, têm tratamento diferenciado. Devido às chuvas, quem recebe o Bolsa Família e deveria ter feito a atualização cadastral não teve o pagamento do recurso bloqueado. Porém, todos devem procurar os gestores municipais do programa até 29 de março para atualizar os dados e evitar bloqueio e cancelamento do benefício.

Transparência - A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda do governo federal, que atende 13,3 milhões de famílias. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do Bolsa Família.

No início de cada ano, o MDS identifica todas as famílias com cadastros sem atualização nos últimos dois anos e publica essa relação em seus sistemas de gestão. As famílias identificadas na listagem recebem avisos no extrato de pagamento. Caso não façam a atualização e tenham os benefícios bloqueados, nova mensagem é encaminhada, orientando a família a procurar a gestão municipal.

O MDS alerta para a importância da veracidade dos dados, que servem para traçar um retrato da realidade dos beneficiários e contribuir para o aprimoramento do programa federal de transferência de renda. Cerca de R$ 1,5 bilhão são transferidos por mês para essa população.

Valéria Feitoza
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Prefeitura promove 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

Representantes do poder público, da sociedade civil, de movimentos sociais e de conselhos de políticas públicas participam no próximo dia 25 de fevereiro, da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social/Consocial de Vitória da Conquista. O evento acontece no auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, das 7h30 às 13h, e tem como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

A conferência é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Transparência e do Controle, e está organizada em quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Durante o evento, serão elaboradas propostas e eleitos os delegados que representarão Vitória da Conquista na etapa estadual. Além disso, a atividade tem caráter preparatório para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, que acontece 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília, com o tema central "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". 

Transparência e participação popular – Desde 1997, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista vem implementando diversos mecanismos de participação popular e controle social. Atualmente, o município mantém 15 conselhos municipais em pleno funcionamento e 36 conselhos locais de saúde. São mais de mil pessoas entre delegados do Orçamento Participativo e conselheiros que deliberam sobre políticas públicas. 
Além disso, a cidade foi a primeira do Brasil a contar com uma secretaria específica para a fiscalização dos gastos municipais: a Secretaria Municipal da Transparência e do Controle. Majoritariamente formada por funcionários concursados, o que comprova que a transparência é o principal objetivo da Administração Municipal, a secretaria se tornou referência para o país inteiro. A secretaria faz o papel de controle interno do município, o que é uma obrigação constitucional, e também fiscaliza outros órgãos municipais, além de acompanhar a prestação de contas de convênios estaduais e federais e de realizar a fiscalização de todas as entidades e instituições que recebem recursos públicos.

Em março de 2011, foi criada mais uma ferramenta para o controle social e a fiscalização dos gastos públicos: o Portal da Transparência. Através do endereço eletrônico http://www.transparenciaconquista.ba.gov.br/, os cidadãos podem acompanhar de casa a aplicação do dinheiro público, por meio de informações detalhadas sobre convênios, despesas e receitas, além de decretos, leis municipais, estaduais e federais e projetos de lei.

Inscrição - Para se inscrever, preencha a ficha de inscrição e envie para sectransparencia@pmvc.ba.gov.br até   12h da próxima sexta-feira, 24.

Fonte:
http://www.pmvc.com.br/v1/noticia/8833/Prefeitura-promove-1a-Conferencia-Municipal-sobre-Transparencia-e-Controle-Social.html

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pronatec oferece vagas para 17 cursos


Quem não realizou sua inscrição no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec ainda tem a oportunidade de escolher um dos 17 cursos disponíveis.  


Os interessados podem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social/Cras do seu bairro, no período de 15 a 24 deste mês, entre 9h e 17h, e se inscreverem. 


Há vagas para os seguintes cursos: sushiman; maquiador; promotor de vendas; vendedor; cuidador de idoso; cuidador infantil; almoxarife (comércio e serviços); porteiro e vigia; representante comercial; auxiliar de crédito e cobrança; auxiliar de tesouraria; pedreiro de alvenaria; encanador instalador predial; pintor de obras; carpinteiro de obras; auxiliar de operações logísticas e almoxarife – indústria.


Matrícula - Já os inscritos nos cursos devem se dirigir, no período de 27 de fevereiro a 2 de março, às sedes do Senai (Rua Monsenhor Olímpio, 131 - 2º Andar - Centro) e do Senac (Rua 10 de Novembro, 720 - Recreio) para efetivar suas matrículas.

Para isso é necessária a xerox dos seguintes documentos: CPF; RG; comprovante de residência; comprovante de escolaridade e conta bancária.


Seguem abaixo os endereços dos Cras e os bairros de abrangência:


1.Cras Jardim Valéria - End. Rua A, 41, bairro Jardim Valéria


Bairros : Jatobá (Loteamentos Jardim Valéria, Sudoeste, Copacabana, Santa Terezinha, Morada Nova, Conveima I e II, Nova Cidade, distrito Campinhos)


2.Cras Pedrinhas - End. Rua São José, 41, bairro Cruzeiro


Bairros: Guarani, Alto Maron, Cruzeiro, Petrópolis, Pedrinhas, Nova Cidade, Flamengo, Santa Cecília


3.Cras Centro - End. Pça. Catão Ferraz, s/n, Ceasa, bairro Centro


Bairros: Jurema, Brasil, Patagônia, Recanto das Águas, Senhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa, Henriqueta Prates, zona rural e demais bairros que não sejam de outros Cras.


4.Cras Bruno Bacelar - End. Rua I 100, Lot. Bruno Bacelar  - Ibirapuera (Próximo ao Posto de saúde)


Bairros: Nenzinha Santos, Urbis V, Nossa Senhora Aparecida, Ibirapuera.


5. Cras Vila América - End. Av. Um, s/n, Vila América


Bairros: Vila América, Urbis VI, Renato Magalhães, Morada Real, Jardim Guanabara, Morada dos Pássaros I, II e III.


Fonte: http://pmvc.com.br/v1/noticia/8851/Pronatec-oferece-vagas-para-17-cursos.html

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Curso de preparação para fiscalização de políticas públicas acontece em Vitória da Conquista

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, Vitória da Conquista recebeu o Curso de Capacitação de Agentes Públicos Municipais e conselheiros de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família. O curso é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social/MDS e tem como principal objetivo preparar os conselheiros para as funções de controle e fiscalização das políticas de assistência social e do Programa Bolsa Família. 

De acordo com o técnico do MDS, Marcílio Marquesini, no ano passado, o ministério promoveu o curso de capacitação para conselheiros federais e estaduais e, neste ano, está concluindo a fase de capacitação dos conselheiros municipais. Os cursos ocorrem no país inteiro, e a meta é atingir 21 mil conselheiros. “Os conselheiros municipais estão sendo capacitados especificamente para a atuação nas políticas públicas de assistência social. O MDS tem claro que a capacitação para os conselheiros fortalece o controle social nos municípios e também consolida a construção do Sistema Único Assistência Social/SUAS”, afirmou.

Em Vitória da Conquista, participaram do curso cerca de 73 conselheiros de 23 municípios da região. O gerente de apoio comunitário, Jaimilton Fernandes,  destacou a atuação do município: ”Tem sido muito proveitoso, porque a sociedade civil é muito bem representada hoje, principalmente em Vitória da Conquista, que tem uma participação muito efetiva da comunidade. E os membros do Governo vêm aprendendo a ter esse diálogo maior, para que políticas de assistência social sejam efetivadas no município”, afirmou.

Uma das ministrantes do evento, Luana Vianadestacou os assuntos que são abordados no curso: “Nós temos três módulos para serem contemplados. No primeiro módulo é tratado sobre a redemocratização do país e o projeto de participação social. No segundo módulo, a gente fala sobre a gestão da política de assistência social e do Programa Bolsa Família. E no terceiro módulo, nós discutimos sobre os desafios da integração dos órgãos de Controle Social, porque a política de assistência não se faz sozinha”.

O curso agradou aos participantes. Para o presidente do Conselho de Assistência Social de Vitória da Conquista, Luis Fernando,  o curso “é fundamental, porque, apartir desta capacitação, nós estaremos com mais condições de  fazermos um trabalho mais eficaz na sociedade, de fazermos com que o conselho atue de forma mais efetiva dentro do papel que ele tem que exercer”. A conselheira do município de Antônio Cardoso, Mirian Almeida, enfatizou que o curso é um momento ímpar para os conselheiros. “É uma capacitação muito rica, traz elementos novos, atualizações nos dados que nós já temos. Muita gente, assim como eu, está entrando agora nas gestões dos conselhos. Então, é uma capacitação que vai nos dar condições de realizar o trabalho como deve ser feito”.


Fotos: Giselli Moreira 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Conselheiros de vários municípios receberão capacitação em Vitória da Conquista

A participação popular nas políticas públicas é um direito do cidadão garantido na Constituição de 1988, que traz uma perspectiva de democracia não só representativa, mas também participativa. Seguindo esse preceito, a participação comunitária e o controle social são imprescindíveis para que a sociedade esteja envolvida na gestão do Programa Bolsa Família (PBF).
É por isso que os municípios que aderem ao PBF devem designar um conselho, denominado Instância de Controle Social (ICS), de modo a garantir a participação popular na execução e no acompanhamento do Programa.
Para aprimorar a participação dos conselheiros e conselheiras o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vem capacitando os membros das ICS em todo país. Em Vitória da Conquista, pólo regional, acontece entre os dias 07 e 09, a partir das 8 horas da manhã, com a participação de 28 municípios que compõem este pólo.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com apoio do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e por meio da Solar Formação, Pesquisa e Gestão, vêm desde o mês de setembro de 2010 desenvolvendo a Capacitação para Controle Social nos Municípios: Assistência Social e Programa Bolsa Família para atender aos estados do Nordeste e o Espírito Santo.

Câmara Técnica de Comunicação
Conselho Municipal de Assistência Social
Vitória da Conquista - Bahia

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MDS implanta sistema para registro mensal de atendimentos de assistência social

Novo aplicativo permite monitorar com maior frequência os serviços prestados nos 10 mil Centros de Referência (Cras) e Centros Especializados (Creas) em todo o país. Os dados referentes a janeiro podem ser lançados no sistema até o fim de fevereiro

Brasília, 2 – A partir desta quinta-feira (2), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lança o Sistema de Registro Mensal de Atendimentos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). O novo modelo permitirá que os gestores cadastrem dados sobre o atendimento prestado à população.

Técnicos e gestores dos cerca de 10 mil Cras e Creas deverão registrar mensalmente seus dados de atendimento diretamente do sistema. Essas informações, incluídas sempre no mês subsequente, servirão de síntese do trabalho desenvolvido pelas equipes a cada mês. Ou seja, a gestão municipal tem até o fim de fevereiro para lançar no sistema as informações de janeiro.

“Por meio do novo aplicativo eletrônico, será possível ordenar um conjunto de informações a respeito dos atendimentos prestados pelas unidades socioassistenciais, como quantidade e tipo de atendimento e as características das famílias atendidas”, explicou o coordenador-geral de Serviços e Vigilância Socioassistencial, Luís Otávio Farias.

Segundo ele, sistematizar esses dados foi um compromisso assumido pelos gestores estaduais, municipais e federais a partir da Resolução 04/2011 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Trata-se de ação extremamente importante e que contribuirá para a efetiva implantação da vigilância socioassistencial no Sistema Único de Assistência Social (Suas), disse.

Segundo Farias, até o ano passado as informações sobre atendimento eram coletadas anualmente, por meio do Censo Suas. “Agora, com o registro mensal, a expectativa é que tenhamos melhor qualidade das informações e que possamos observar fenômenos sociais sazonais.”

Eficácia – Graças ao novo sistema, situações como trabalho infantil ou exploração sexual de crianças e adolescentes, que ocorrem com maior frequência em determinados períodos do ano, poderão ser enfrentadas com maior eficácia. “Conhecer melhor a incidência desses fenômenos nos permitirá traçar ações mais adequadas à prevenção e ao enfrentamento dessas situações.”

No caso dos Cras, será possível obter informações sobre os beneficiários do Bolsa Família acompanhados pelo Programa de Atendimento Integral à Família (Paif). No dos Creas, sobre o o tipo e o volume das situações de violação de direitos atendidas pela unidade (trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência contra idosos etc). E sobre jovens que cumprem medidas socioeducativas e estão sendo acompanhados.

Para melhor orientar técnicos e gestores sobre o armazenamento dos dados, o ministério disponibilizou em seu portal, em novembro passado, dois manuais de instruções no endereçowww.mds.gov.br/assistenciasocial/vigilancia/registros-de-atendimentos-resolucao-04-2011.

A senha para acessar o novo sistema é a mesma que dá acesso a outros da área, como o Censo Suas, e o endereço, www.mds.gov.br/assistenciasocial/vigilancia .

Ascom/MDS
3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa